A PEÇA MUSICADA QUE REÚNE, DE MANEIRA INÉDITA, O ENSINO DA ANÁLISE SINTÁTICA E O MUNDO DA MÚSICA ERUDITA.

APRESENTANDO ALTERNATIVAS CULTURAIS ÀS CRIANÇAS, EXPANDIMOS SUAS POSSIBILIDADES DE UM FUTURO MAIS CRIATIVO E QUESTIONADOR.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Por que Música?


Discurso sobre a Música
(texto de Maria Zilda Hamrick)

Li, algum tempo atrás, sobre a descoberta de uma flauta com idade aproximada de 35.000 anos e fiquei me perguntando o que levou o homem a buscar o som musical desde tempos tão remotos?

Então me lembrei dos gongos, atabaques, maracás, agogôs e tantos outros instrumentos de percussão que batem o ritmo das músicas.  As cítaras dos gregos e romanos, as harpas, as violas, violões, cravos e pianos.  A música acompanha o ser humano há milênios, mas me pergunto, por que? Por que o ser humano necessita da música?

Desde o ritmo forte e contagiante do funk, hip hop, que retratam uma realidade atual e dura, até as músicas calmas e relaxantes do new age, temos hoje em dia uma imensa variedade de ritmos, instrumentos, composições.

Mas insisto na questão: Por que? Para que?

Arrisco uma resposta. É porque a música é uma necessidade intrínseca do ser humano e cada um de nós sente a música de um modo diverso e particular.  Uns a compreendem nota a nota. Outros a cantarolam, enquanto outros a dançam ao som do ritmo, mas todos nós necessitamos ouvir algum tipo de música. E volto ao porque?

Muitos dirão que é porque estão acostumados a um barulhinho, com algo que quebre o silêncio. Outros dirão que a música alegra a vida.  Sim, a música tem a capacidade de nos trazer uma imensa alegria e a mais profunda tristeza.  E por que será?

Fica difícil encontrar uma resposta que satisfaça a todos, mas pra nós a música é uma necessidade humana. É algo que buscamos, por que vem do nosso interior, das nossas mais longínquas memórias, da nossa alma.

Nós, da Opereta da Gramática, ficamos muito felizes em trazer a todos vocês, um tipo de música diferente da que vocês talvez estejam acostumados a ouvir e esperamos que 
ela os agrade tanto quanto agrada a nós.

Muito obrigada e tenham todos um ótimo espetáculo!